Julho Amarelo e Verde: mês de prevenção e conscientização contras as hepatites virais e o câncer de cabeça e pescoço
O mês de julho começa com um importante alerta à população: duas campanhas nacionais reforçam a importância da prevenção, diagnóstico precoce e cuidado com a saúde. São elas o Julho Amarelo, voltado ao combate das hepatites virais, e o Julho Verde, que chama a atenção para os tumores de cabeça e pescoço.
Julho Amarelo: Prevenção às Hepatites Virais
O Julho Amarelo foi instituído oficialmente no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem como foco a conscientização, prevenção e controle das hepatites virais, doenças que afetam o fígado e podem evoluir de forma silenciosa por muitos anos.
As hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Entre elas, a hepatite B e C são as que mais preocupam por sua capacidade de se tornarem crônicas e levarem a complicações como cirrose e câncer hepático.
Ações do Julho Amarelo incluem:
· Testes rápidos em postos de saúde
· Campanhas de vacinação (especialmente contra a hepatite B)
· Divulgação de medidas preventivas como uso de preservativos, cuidado com materiais perfurocortantes e atenção em procedimentos estéticos
Julho Verde: Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço
O Julho Verde promove a prevenção e o diagnóstico precoce dos tumores de cabeça e pescoço, que incluem cânceres na boca, garganta, laringe, faringe, tireoide, entre outros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de câncer está entre os 10 mais comuns no mundo. No Brasil, a campanha ganha força especialmente no dia 27 de julho, data oficial do Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.
Principais fatores de risco:
· Tabagismo
· Consumo excessivo de álcool
· Infecção pelo vírus HPV
· Má higiene bucal Sinais de alerta incluem:
· Feridas na boca que não cicatrizam
· Rouquidão persistente
· Dificuldade para engolir
· Ínguas no pescoço